Updated on novembro 19th, 2023

IA para Advogados

Vamos falar aqui sobre IA para advogados e as imensas oportunidades que a inteligência artificial está proporcionando ao meio jurídico em um nível mais amplo, através do seu impacto nos processos e novas ferramentas dentro dos escritórios.

Com uma experiência na área de marketing jurídico e vivência prática adquirida ao longo dos últimos 7 anos, sou o CEO da Telejud. Minha trajetória, alinhada à missão da Telejud, é impulsionada pela aspiração de explorar o ambiente online para promover uma experiência digital acessível e de qualidade no Brasil e em Portugal, gerando impacto positivo na vida de inúmeros advogados.

Pontos de Destaque

  • Como utilizar a IA para automação e melhoria nos processos de tomada de decisão.
  • Por que implementar automações para eficiência e redução de equipe (consequentemente, aumentando lucros).
  • Por que aplicar a IA em tarefas como leituras e análises de textos, análises de jurisprudência, criação de artigos, entre outras.
  • Como usar a IA para te ajudar em brainstormings e planejamentos, economizando seu esforço cognitivo para outras tarefas.
  • Como melhorar a qualidade das decisões ao longo do seu dia a dia.

Todas as organizações sempre passam por transformações precisando se adequar ao novo para sobreviver

E com a IA, como é que os processos precisam mudar dentro dos escritórios? Que ferramentas serão utilizadas? Que tipo de novos profissionais serão necessários e com que tipo de formação especializada?

É preciso ter em conta que tecnologias, sistemas e aplicativos, aceleram oportunidades de negócios há décadas. A IA é “apenas” a próxima onda de disrupção que precisa ser surfada.

Você se lembra de como a Oracle e o SQL transformaram a forma como as empresas lidavam com dados?

E tudo que a Microsoft fez para produtividade das empresas e pessoas, com o Windows e tudo o resto.

Os advogados podem pensar na utilização da IA em duas aplicações imediatas

A IA criará uma nova era de automação, mas é bom lembrar que automação empresarial não é um fenômeno novo. Fazer mais com menos, fazer mais rápido e de forma mais confiável sempre foi o objetivo das empresas.

Daí chegamos a conclusão de que a IA pode reduzir muito a carga de trabalho das pessoas permitindo fazer mais, mais rápido, com menos recursos e de forma mais confiável. Esse não é o objetivo da automação?

A outra aplicação, e esta é uma abordagem fundamentalmente nova, é possibilitar exponencialmente a melhoria do processo de tomada de decisão, pois os novos modelos ajudam em diversas áreas, quer se trate da melhoria da capacidade de julgamentos, criatividade, brainstorming, planejamento e também podem ler uma enorme quantidade de informação em um tempo muito curto, o que leva a tomada de melhores decisões através do processamento de mais dados do que nunca.

Assim, nestes dois casos imediatos de uso: Automação e Melhoria de Processos de Tomada de Decisão, podemos realmente obter impactos muito positivos nas empresas.

E como você advogado deve utilizar a IA?

Através da implementação de automações de processos se faz mais, mais rápido e como tempo é dinheiro, a consequência deste uso é inevitavelmente mais lucros pois você será capaz de fazer o que faz hoje com uma equipe menor, aumentando a qualidade do trabalho de forma consistente.

A IA hoje tem sobretudo a ver com textos e imagens, mas em breve haverá avanços em outros formatos, nomeadamente vídeo, áudio, etc.

Como modelo baseado principalmente em texto, ele pode ler tudo, então ela pode ajudá-lo com emails, criação de artigos, petições, análise de leis, protocolos, relatórios, etc.

Quando se tem uma máquina que pode ler mil vezes mais depressa do que qualquer pessoa, pense nos aspectos que podem ser aplicados no seu escritório, quer se trate de analisar jurisprudência ou de consolidar conhecimentos a partir de registros de conversas, feedbacks de clientes, tudo que se baseia em texto ou que pode ser facilmente transformado em texto.

O desafio é saber fazer as perguntas certas e ter ciência dos limites técnicos atuais desta tecnologia.

Com a IA, é possível resumir, transformar texto e analisar dados. Podemos processar um grande bloco de texto e torná-lo menor e mais objetivo. Esta é uma das possibilidades que permite lidar com dados de uma forma diferente para te ajudar em brainstormings e no processo de planejamento, por exemplo.

Exemplo: Vai no ChatGPT e escreve “Estou com este problema: (explicar o problema). Ajude-me a fazer um brainstorming sobre possíveis soluções.

Eu uso o ChatGPT para fazer brainstorming de quase tudo pois posso inserir um volume gigante de informação e se eu passar as restrições certas e o espaço de solução certo para resolver um determinado problema, ele sempre me surpreende e acrescenta informação relevante ao que estou analisando.

Planejamento é também uma das atividades em que ferramentas de IA são muito úteis pois ajudam-no a pensar em cada passo de qualquer plano.

Brainstorming e planejamento estão entre as tarefas mais exigentes do ponto de vista do esforço cognitivo, então, basicamente, existem muitas coisas que o ChatGPT e ferramentas semelhantes podem fazer e que podem poupar-lhe uma enorme quantidade de energia mental, que pode ser alocada em outras coisas e em problemas que a IA ainda não é capaz de resolver.

O esforço cognitivo que os humanos são capazes de fazer diariamente varia entre duas a quatro horas de esforço de alto desempenho, por isso, devemos delegar algumas decisões (menos importantes) a outras pessoas e focar no que realmente interessa.

O que exige cognitivamente mais esforço em um processo de tomada de decisão?

Há muita investigação científica sobre a fadiga da decisão.

Basicamente, a exigência cognitiva de tomar decisões durante o dia é um processo muito desgastante.

Ao tomar muitas decisões ao longo do dia, quando a fadiga da decisão começa a entrar em cena, as pessoas optam por respostas predefinidas (instinto) ou por aquilo com que se sentem mais confortáveis utilizando estruturas mentais cada vez mais simples.

Então as decisões inevitavelmente pioram, pelo que qualquer estratégia onde se possa utilizar a IA para descarregar parte deste processo ou para melhorar a sua capacidade de análise é muito bem vinda.

Imagine a IA te ajudando a pensar em perguntas que você está a esquecer de fazer a si próprio e que podem te ajudar a chegar na melhor solução.

Ao deixar a máquina pensar por você, você preserva a sua energia cognitiva para solução de outros problemas.

Por falar em resolução de problemas, ter algo de que se possa tirar ideias também é muito exigente do ponto de vista cognitivo, quer você esteja a tentar resolver um problema financeiro, um problema jurídico ou um problema tecnológico.

Mais uma vez, esta será uma ajuda indispensável em que a inteligência geral da sua organização aumentará se utilizar a IA para ajudar a resolver melhor os problemas através de brainstorms e também poupar o poder cerebral da sua equipe para resolver problemas que a IA ainda não é capaz de resolver.

Estas tecnologias podem também melhorar processos de aprendizagem.

A aprendizagem é algo que todos os seres humanos fazem de forma natural e instintiva.

Nem sequer precisamos de pensar em fazê-lo mas quando nos colocamos numa posição em que estamos deliberadamente a aprender e a expandir a nossa mente, isso pode ser muito cansativo.

Você pode utilizar estas novas ferramentas para ajudar a simplificar a sua aprendizagem criando métodos interativos onde você pode criar um tutor interno personalizado que diz: “Muito bem, aqui está o material de formação, vamos passar pelo que te interessa neste momento.” em vez de ver um vídeo completo sobre temas que não interessam naquele momento.

Podemos ter uma experiência interativa que tornará a formação mais envolvente e esse nível de envolvimento significa que todos vão gostar mais do conteúdo e vão retê-la melhor.

Lembre-se de que a aprendizagem é uma tarefa muito exigente do ponto de vista cognitivo e que chatbots de IA já são bons a dar explicações e a ensinar, pelo que esta é uma forma de utilizar a IA imediatamente.

Sintetizar novas ideias também é muito difícil.

É muito exigente do ponto de vista cognitivo e, embora tecnologias como o ChatGPT e outras não estejam tecnicamente a criar nada de novo, a maioria dos seres humanos também não cria nada de novo, apenas misturam experiências e aprendizados, o que não é diferente do que a IA faz.

Processos de planejamento também são muito exigentes do ponto de vista cognitivo e a IA pode te ajudar com previsão e antecipação: “Estas são as tendências de negócio. Isto é o que o mercado está a fazer. Ajude-me a refletir sobre isto e me proponha uma idéia de novo serviço para meu público.”.

A regra de ouro para todas estas formas de se utilizar a IA é preservar a cognição humana para quando for realmente necessária, de modo a tratá-la como um recurso escasso.

O esforço cognitivo consiste em tratar o poder cerebral, aquelas duas a quatro horas de trabalho cognitivo de alto desempenho, como um recurso muito escasso.

Por isso, em vez de utilizar o seu poder cerebral bruto para fazer trabalhos simples e repetitivos, a partir de agora, você pode utilizar a IA para descarregar o máximo possível, de modo a poder canalizar a sua produtividade para o que for mais importante.

Então, se é realmente necessário utilizar a IA daqui em diante, como começar?

Depende de quais são os pontos fracos e fortes de seu negócio.

Vamos ver se conseguimos resolver esses problemas com a IA e a forma de o fazer é olhar para o esforço cognitivo e para as novas possibilidades.

Quais as atividades que acrescentam valor em seu negócio?

Qual é o resultado comercial objetivamente benéfico de uma determinada atividade?

Qual é a sua proposta de valor?

Qual é a atividade que está a fazer que está realmente a dar algo aos seus clientes?

O que está a ser pago para fazer?

Qual é o resultado que seus clientes procuram?

Procure aplicar a IA diretamente aos processos que mais impactam seus resultados e para os que geram mais receitas, pelo que as três perguntas principais que deve fazer a si próprio são:

1. O que pode a IA fazer melhor do que os humanos?

2. O que é que ela pode fazer mais rápido do que os humanos?

3. O que é que ela pode fazer mais barato do que os humanos?

É ótimo você compensar custos de mão de obra e levar o seu escritório para o próximo nível com o dobro, o triplo, o quádruplo da produtividade, ao mesmo tempo que reduz o esforço cognitivo dos seus empregados para que eles fiquem mais felizes e produtivos.

Conclusão

Você, como líder, deve utilizar estas ferramentas para aumentar a sua capacidade de julgamento.

Estas tecnologias podem encurtar caminhos em fatores de 10 ou mesmo 100 vezes.

Imagine uma ferramenta de IA que pode ler e resumir centenas de páginas de documentos jurídicos muito rapidamente, ajudando-o a chegar ao cerne da questão em segundos.

Procure na sua empresa o que pode ser acelerado por um fator de 10x ou 100x.

Atividades manuais cujo tempo de execução passe de dois meses para 60 dias ou para 30 minutos, com o uso da IA.

Em vez de fazer uma atividade em horas, fazer a mesma em minutos.

Pessoalmente, já vi uma aceleração de 200x em alguns casos de utilização da IA com advogados.

O trabalho humano é uma das partes mais caras de muitas empresas, então analise onde é possível reduzir os custos com a IA, mas lembre-se de que ela ainda precisa de supervisão humana, precisa de especialistas supervisionando os sistemas.

A utilização da IA te oferece novas capacidades, novas oportunidades, e também novas ameaças. A IA pode ser muito melhor, mais rápida e mais barata do que os humanos então se você não utilizar a IA para se aperfeiçoar, alguém o fará, nomeadamente a sua concorrência, e você ficará para trás.

Dúvidas na sua escolha?

Estamos aqui para te ajudar. Clique no botão abaixo.

Telejud Logo