Updated on novembro 19th, 2023
Ser um advogado virtual, também conhecido como escritório de advocacia virtual, escritório de advocacia online ou assessoria jurídica digital é uma grande inovação do setor jurídico.
Por acaso se você está pensando em abrir um escritório de advocacia, saiba que com a consolidação dos atendimentos remotos, o exercício da advocacia por meio de videochamadas possibilitou a criação de um escritório de advocacia na nuvem, possibilitando que não seja tão necessário o contato físico frequente entre clientes e advogados, poupando ambos do deslocamento.
Graças à revolução tecnológica, hoje é possível conversar com um advogado especializado à distância, bem como obter soluções precisas para vários problemas exercendo a chamada “advocacia virtual”.
Essa crescente introdução de novas tecnologias inovadoras não oferece benefícios apenas para clientes pois elas também estão otimizando o trabalho dos advogados, tendo em vista que permite executar tarefas pela internet de forma mais prática, organizada e rápida.
Diante desse cenário, a implementação de um escritório de advocacia online ganha destaque e a tendência é que esse sistema cresça muito possibilitando o aparecimento de vários advogados virtuais, então criar um escritório de advocacia virtual é uma forma de otimizar a rotina dos advogados e prestar um atendimento personalizado, dinâmico e ainda assim humanizado.
Indice
A dificuldade em conseguir clientes na advocacia gera uma série de problemas para o advogado, podendo chegar até ao fechamento do seu escritório. É por isso que para crescer na advocacia, é fundamental garantir a expansão constante da carteira de clientes.
84% dos advogados afirmam que a prospecção de clientes é o maior desafio na advocacia. Muita concorrência entre advogados, dificuldade de comunicação com seu público alvo e estabelecer autoridade entre eles são as possíveis causas das dificuldades em como conseguir cliente na advocacia.
Então, como fazer para conquistar clientes?
O método mais testado e eficaz para que você tenha sucesso no seu escritório de advocacia virtual contempla seis passos essenciais, que vamos ver a seguir…
Sua marca começa sempre com o branding. Sem branding, produtos ou serviços dificilmente existem.
O branding é muito mais do que a criação de uma logomarca. É a construção de uma identidade completa, combinando formas, cores, imagens e tom de voz para um efeito poderoso e eficaz e é fundamental que os advogados apliquem estratégia e criatividade em igual medida pois você precisa se diferenciar da concorrência.
Branding é um conjunto de estratégias que envolvem ações de marketing com objetivo de torná-la mais forte e mais presente no mercado, sendo reconhecida pelo público, admirada e desejada por aquilo que oferece.
Esse é um esforço que deve ser permanente e cujos efeitos aparecem no médio e longo prazo.
Muitos dos seus concorrentes já entendem que resultados não são criados da noite para o dia, mas são conquistados com estratégias coerentes e relevantes.
Engana-se o advogado virtual que acredita que branding é só para grandes bancas de advogados, ou que elas construíram isso de repente. Tudo é parte de um processo complexo de gestão que não traz resultados imediatos, mas produz frutos duradouros.
Um website não só ajuda advogados online a promoverem e venderem seus serviços, mas também permite que eles se diferenciem de seus concorrentes, especialmente para quem depende muito da internet para obter referências como escritório de advocacia.
Isso faz do website o ativo digital mais importante para o compartilhamento de suas informações, construção de sua autoridade e destaque em mercados com muita competição.
Então, definitivamente você vai precisar de um website rápido, com design profissional, atraente e que diferencie o seu trabalho da concorrência.
Como atualmente ninguém usa mais listas telefônicas, as pessoas estão fazendo suas pesquisas online, então se você deseja que eles te escolham, então você precisa ser encontrado online, o que significa que você precisa de um bom website.
30% DOS CLIENTES DESCONSIDERAM EMPRESAS QUE NÃO TEM WEBSITE
Uma pesquisa das Páginas Amarelas americana constatou que, em média, os consumidores usam aproximadamente três fontes antes de tomar uma decisão de compra individual e 30% dessas pessoas tiram automaticamente um prestador de serviço da consideração se ele não tiver um website.
Sem um website você corre o risco de perder clientes para escritórios de advocacia que já estão online. Eles tem uma clara vantagem, especialmente se estiverem efetivamente fazendo marketing digital de qualidade.
Os consumidores esperam sempre que empresas tenham presença online (incluindo um website) e consideram um advogado que não possui website como menos profissional.
AS PESSOAS ESTÃO PROCURANDO VOCÊ NA INTERNET
Há uma razão pela qual muitos advogados virtuais investem em sites otimizados para performance.
97% das pessoas acessam a internet para encontrar uma empresa em uma área específica e 93% das experiências online começam com o Google.
No competitivo ambiente de pesquisas online de hoje, o conteúdo é essencial e o Google constantemente reformula seus algoritmos para atender melhor às pesquisas dos usuários, privilegiando sites que fornecem aos visitantes conteúdo útil e uma boa experiência do usuário.
75% DOS CONSUMIDORES ADMITEM FAZER JULGAMENTOS DA CREDIBILIDADE DE UMA EMPRESA BASEADO NO WEBSITE DELA
Não ter um site faz com que os consumidores confiem menos em você.
De fato, em 2018, 75% das pessoas admitiram fazer julgamentos sobre a credibilidade de uma empresa com base no design do site e elas são mais propensas a fazer negócios com empresas em que confiam, então um website é o primeiro lugar para verificar suas credenciais.
Um website te ajuda a ter controle de sua marca e credibilidade. Para ter autoridade e atrair novos clientes, um bom website faz toda a diferença e é o ponto de partida de uma boa estratégia de advocacia virtual.
Se no mínimo 10% do acesso mensal em seu site não estabeleceu contato com você, certamente você não está transmitindo a autoridade no assunto que eles procuram.
Seu site precisa conseguir as melhores posições nas pesquisas feitas pelo seu público alvo ao Google.
Hoje, mais de 3,5 bilhões de pesquisas são realizadas no Google todos os dias, então o seu site tem que estar nessas pesquisas.
E para isso você vai precisar de SEO. SEO é uma diversidade de técnicas e estratégias de otimização para páginas na internet com objetivos de indexação e destaque.
Essas estratégias buscam alcançar o topo dos resultados das pesquisas online, ou seja, visam resultados orgânicos para gerar tráfego para o seu website.
Análise de keywords (palavras chaves), link building e criação de conteúdos para bater os seus concorrentes nas palavras que te interessam mais são componentes fundamentais para alcançar estes objetivos.
Saber responder perguntas como de onde vem seu tráfego, como os visitantes interagem e quantos viram clientes é o fundamento de suas iniciativas.
Para saber sobre este assunto, temos um excelente artigo sobre SEO para advogados, onde é possível baixar um ebook gratuito para que você também use esta estratégia para captar clientes online.
Atualmente é fundamental também estar presente nas redes sociais para que se lembrem de você sempre que precisarem dos seus serviços.
Uma das vantagens das redes sociais é que elas são muito mais fáceis e rápidas de usar.
É seguro dizer que quase metade da população do mundo usa redes sociais, 3 bilhões de pessoas, o que significa que você deve aproveitar a popularidade dessas plataformas.
Facebook, LinkedIn, Youtube, Instagram e outras redes sociais são grandes vitrines do comportamento humano e fontes inesgotáveis de informação e tendências nos hábitos de consumo dos usuários.
Diante disto, das grandes marcas aos negócios locais e até informais, todos investem nas redes sociais como uma forma de relacionamento com um mercado potencial tão grande.
Esse é um processo inevitável para os advogados, pois afinal, as redes sociais são cada vez mais uma realidade no dia a dia das pessoas. Podemos dizer que elas são como feiras em escala mundial, com bilhões de pessoas transitando 24 horas por dia, consumindo e compartilhando conteúdo e, ao mesmo tempo, pesquisando por todo tipo de produtos e serviços.
Mas será que todas as redes sociais são importantes para você?
Como cada uma delas pode contribuir para o seu sucesso?
Atualmente, as redes sociais são os canais mais eficientes de contato com potenciais clientes, pois enquanto o seu site (e blog) desempenham um papel fundamental na identidade institucional e na formação de uma audiência cativa, nas redes sociais as empresas buscam captar leads qualificados e um público maior com conteúdos mais rápidos.
Então, um dos principais objetivos das redes sociais é o reconhecimento da sua marca pois as possibilidades de alcance são enormes.
Uma estratégia bem feita de redes sociais (conteúdo atraente e relevante), combinada com tráfego pago, tem o potencial de atrair a atenção de centenas de clientes em potencial e aumentar a sua visibilidade, levando você a outro nível.
As redes sociais são importantes para a sua estratégia de marketing jurídico por duas principais razões:
Atualmente é muito comum encontrar advogados que investem tempo e dinheiro em redes sociais sem nenhuma preocupação com objetivos ou em medir resultados das suas ações. Muitos nem percebem que estão falando sozinhos e uma boa forma de olhar para um perfil em uma rede social é compará-lo a uma estação de TV.
É preciso ter uma audiência que justifique investimentos e, para conquistar essa audiência, é preciso ter uma programação interessante que atraia as pessoas certas. Há estações globais e pequenas redes locais, dirigidas a audiências bastante específicas.
Nas redes sociais, os seguidores são pessoas naturalmente interessadas nos seus produtos e serviços, mesmo que ainda não sejam clientes. Talvez sejam apenas admiradores, mas podem influenciar outras pessoas e isso ajuda a formar uma audiência mais segmentada ainda.
Já escrevemos um guia completo do Instagram para advogados e um guia do advogado para redes sociais, que podem ser acessados clicando nos respectivos links.
Aqui está a chave do sucesso das iniciativas de marketing jurídico mas ele só funciona se os demais itens estiverem bem executados.
Crie campanhas que focam em entregar a mensagem correta para a pessoa certa.
Google e Facebook são as duas maiores potências quando falamos de plataformas de anúncios na internet, mas são duas redes totalmente diferentes entre si quanto ao público, atenção e intenção.
Suas estratégias precisam ser baseadas em análises com metas de alcance, engajamento e conversão com uso frequente de remarketing e segmentação avançada de públicos.
Antes de começar a criar seus anúncios e comprar tráfego, você precisa definir suas metas, orçamento disponível e KPI’s (Métricas Chaves). Tudo isso para garantir o melhor retorno de investimento, que é o objetivo principal de suas campanhas de tráfego pago.
Foque sempre em buscar a resposta de quanto está custando o seu lead e até quanto você pode pagar por cada um deles?
Como você vai avaliar seus resultados se você não sabe quanto custa seu lead? Sem isso não tem como saber se seu investimento está bom ou ruim.
Para mostrar se você está no caminho certo é importante medir indicadores como o CPA (Custo por Ação), ou seja, quanto você está gastando para atrair um interessado, seja ele uma pessoa que deixou os dados em um cadastro ou uma pessoa que enviou alguma mensagem vindo de um anúncio.
Imagine que você tenha uma verba de investimento mensal de $1.000 e quer estimar o que vai acontecer no fim dos 30 dias de anúncios. Com o valor do seu serviço, o custo por lead e a taxa de conversão você poderá responder a esta pergunta.
Se quiser saber mais sobre tráfego pago para advogados, temos uma forma muito rápida e barata de fazer anúncios online. Recomendamos a leitura de nossos artigos sobre Google Ads para advogados e tráfego pago para advogados.
Quando se sabe exatamente o que está acontecendo fica mais fácil tomar decisões, então, acompanhe os números que interessam e entre em ação a partir deles.
Seguem cinco etapas desse processo essencial para um escritório de advogados virtual:
1. Planejamento : Quais perguntas precisam ser respondidas? Onde você obterá as respostas? Quais ações serão realizadas quando você souber as respostas?
2. Construção : Faça as configurações necessárias no seu site em ferramentas como Google Tag Manager e Google Analytics para fazer os “trackings” necessários.
3. Reporting : Usando ferramentas de visualização como Google Data Studio, crie painéis de controles simples e fáceis de entender que entregarão as respostas necessárias às perguntas da fase de planejamento.
4. Previsão : Com os números em mãos, faça previsões confiáveis para planejar melhor ainda.
5. Otimização : Finalmente, compare como os dados reais diferem dos dados previstos.
Se houver distorções no modelo, faça as devidas correções e otimizações para melhorar as próximas previsões, chegando a um modelo mais realista.
A sua presença online deve ser uma de suas prioridades atualmente.
A Telejud é uma empresa de marketing digital para advogados que constrói soluções digitais integradas para simplificar o fluxo de trabalho com foco na conquista de novos clientes de forma automática e online.
Fazemos websites de performance para advogados e nosso método de sucesso é baseado em 4 pilares integrados entre si:
Através do marketing digital oferecemos uma experiência focando nas principais qualidades que seus potenciais clientes podem valorizar em você e aumentamos sua autoridade online através de geração e distribuição de conteúdos nas principais redes sociais utilizando de maneira precisa e eficaz anúncios no Google, Youtube, Facebook e Instagram.
Criamos websites de performance e utilizamos técnicas para que elas estejam na primeira página das buscas nas suas palavras-chave principais.
Somos uma agência de marketing digital para advogados e se você quiser conversar mais sobre prospecção de clientes para advogados, entre em contato com um de nossos especialistas.
Estamos aqui para te ajudar. Clique no botão abaixo.