6 Dicas para o Sucesso de um Escritório de Advocacia Digital

Banner Telejud Agende Reunião 970 x 250 px

Um escritório de advocacia digital, também conhecido como escritório de advocacia virtual ou escritório de advocacia online, é uma grande inovação do setor jurídico.

Por acaso se você está pensando em abrir um escritório de advocacia, saiba que com a consolidação dos atendimentos remotos, o exercício da advocacia por meio da comunicação virtual através de videochamadas possibilitou a criação de um escritório de advocacia na nuvem, possibilitando que não seja mais necessário o contato físico frequente entre clientes e advogados, poupando ambos do deslocamento.

Graças à revolução tecnológica, hoje é possível conversar com um advogado especializado à distância, bem como obter soluções precisas para vários problemas.

Essa crescente introdução de novas tecnologias inovadoras não oferece benefícios apenas para clientes. Ela também está otimizando o trabalho dos advogados, tendo em vista que permite executar tarefas pela internet de forma prática, organizada e rápida.

Diante desse cenário, a implementação de um escritório de advocacia online ganha destaque e a tendência é que esse sistema cresça muito.

Criar um escritório de advocacia virtual é uma forma de otimizar a rotina dos advogados e prestar um atendimento personalizado, dinâmico e ainda mais humanizado.

Trabalhamos com escritórios de advocacia há anos observando os caminhos que os clientes percorrem até a contratação de um advogado e conseguimos desenvolver um sistema próprio de marketing jurídico focado nesta jornada do cliente que queremos compartilhar com você.

Prospecção de Clientes para Advogados

A dificuldade em conseguir clientes na advocacia gera uma série de problemas para o advogado, podendo chegar até ao fechamento do seu escritório. É por isso que para crescer na advocacia, é fundamental garantir a expansão constante da carteira de clientes.

84% dos advogados afirmam que a prospecção de clientes é o maior desafio na advocacia. Muita concorrência entre advogados, dificuldade de comunicação com seu público alvo e estabelecer autoridade entre eles são as possíveis causas das dificuldades em como conseguir cliente na advocacia.

Então, como fazer para conquistar clientes?

O método mais testado e eficaz para que você tenha sucesso no seu escritório de advocacia virtual contempla seis passos essenciais, que vamos ver a seguir…

Branding 

Sua marca começa sempre com o branding. Sem branding, produtos ou serviços dificilmente existem. Sem personalidade. Sem rosto. Uma marca invisível.

O branding é muito mais do que a criação de uma logomarca. É a construção de uma identidade completa, combinando formas, cores, imagens e tom de voz para um efeito poderoso e eficaz e é fundamental que os advogados online apliquem estratégia e criatividade em igual medida pois você precisa se diferenciar da concorrência.

Branding são estratégias de gestão de marca que envolve ações de marketing com objetivo de torná-la mais forte e mais presente no mercado, sendo reconhecida pelo público, admirada e desejada por aquilo que oferece. Esse é um esforço que deve ser permanente e cujos efeitos aparecem no médio e longo prazo.

Muitos dos seus concorrentes já estão nesse movimento de entender que resultados não são criados da noite para o dia, mas são conquistados com estratégias coerentes e relevantes.

Engana-se o advogado virtual que acredita que essa estratégia é só para grandes bancas de advogados, ou que elas construíram isso de repente. Tudo é parte de um processo complexo de gestão que não traz resultados imediatos, mas produz frutos duradouros. 

Website de Performance

Um website não só ajuda os advogados online a promoverem e venderem seus serviços, mas também permite que eles se diferenciem de seus concorrentes, especialmente para quem depende muito da internet para obter referência de um escritório de advocacia.

Isso faz do website o ativo digital mais importante para o compartilhamento de suas informações, construção de autoridade e destaque em mercados com muita competição.

Então, definitivamente você vai precisar de um website de performance com design profissional, atraente e que diferencia a sua marca.

Atualmente, quase ninguém usa mais listas telefônicas, as pessoas estão fazendo suas pesquisas online, então se você deseja que eles te escolham, então você precisa ser encontrado online, o que significa que você precisa de um website.

30% DOS CLIENTES DESCONSIDERAM EMPRESAS QUE NÃO TEM WEBSITE

Uma pesquisa das Páginas Amarelas americana constatou que, em média, os consumidores usam aproximadamente três fontes antes de tomar uma decisão de compra individual e 30% dessas pessoas tiram automaticamente um negócio da consideração se ele não tiver um website.

Sem um website, você corre o risco de perder clientes para os escritórios de advocacia que já estão online. Eles tem uma clara vantagem, especialmente se estiverem efetivamente fazendo marketing digital de forma eficaz.

Os consumidores esperam que as empresas tenham presença online (incluindo um website) e consideram um advogado que não possui website como menos profissional.

AS PESSOAS ESTÃO PROCURANDO VOCÊ NA INTERNET

Há uma razão pela qual muitos advogados virtuais investem em sites com otimização de performance…

97% das pessoas acessam a internet para encontrar uma empresa local e 93% das experiências online começam com um mecanismo de busca como o Google.

No competitivo ambiente de pesquisa online de hoje, o conteúdo é essencial e o Google constantemente reformula seus algoritmos para atender melhor às pesquisas dos usuários, privilegiando sites recompensadores que fornecem aos visitantes conteúdo útil e uma boa experiência do usuário.

75% DOS CONSUMIDORES ADMITEM FAZER JULGAMENTOS DA CREDIBILIDADE DE UMA EMPRESA BASEADO NO WEBSITE DELA

Não ter um site faz com que os consumidores confiem menos em você.

De fato, em 2018, 75% das pessoas admitiram fazer julgamentos sobre a credibilidade de uma empresa com base no design do site e elas são mais propensas a fazer negócios com empresas em que confiam, e um website é o primeiro lugar para verificar suas credenciais.

Um website te ajuda a ter flexibilidade, controle de sua marca e credibilidade. Para ter autoridade e atrair novos clientes, um website de performance faz toda a diferença e é o ponto de partida de uma estratégia de advocacia virtual.

10 Informações que um website vai te fornecer

  1. Volume de acesso mensal e origens de tráfego por redes sociais, google, indicações, etc.
  2. Quais termos de pesquisa foram utilizados para chegar ao seu site.
  3. Principal página de visita do site, local de maior impacto visual e engajamento.
  4. Quanto e em quais páginas os visitantes permanecem mais tempo.
  5. Quais partes do site chamam mais atenção do seu público, o que eles de fato lêem, clicam ou interagem.
  6. Que detalhes importantes estão passando despercebidos e você deveria torná-los mais atrativos.
  7. Em que momento eles resolvem ir embora sem estabelecer contato com você.
  8. Para aqueles que estão indo embora, como obter o email deles para contato posterior.
  9. Para os que foram sem deixar o contato, como criar uma campanha de remarketing para impactá-los.
  10. Se um interessado entra no seu site e vai embora, o que ele esperava ver que você não está mostrando? O que está faltando para convencê-lo de que o seu escritório é o mais apropriado para atendê-lo?

Entre as inúmeras possibilidades de resposta de acordo com o seu público alvo, neste momento, segue a mais importante:

Se no mínimo 10% do acesso mensal em seu site não estabeleceu contato com sua empresa, certamente você não está transmitindo autoridade no assunto que eles procuram.

Grandes escritórios tem a vantagem do branding ou o peso da marca, no entanto, é comum vermos sites de escritórios pequenos e médios bem feitos e com atualizações constantes, incluindo artigos sobre assuntos relevantes, menções na mídia, premiações, apoios em projetos sociais, cursos, palestras e participações dos advogados.

Se você é um advogado iniciante ou possui um pequeno escritório, o melhor caminho é se diferenciar gerando conteúdo de valor e mostrando sua autoridade no assunto que o seu público alvo procura.

SEO

Você precisa conseguir bons rankings para seu website nas pesquisas relacionadas com o seu segmento feitas pelo seu público alvo.  

Hoje, mais de 3,5 bilhões de pesquisas são realizadas no Google todos os dias, então a sua marca tem que estar em várias dessas pesquisas.

SEO é uma diversidade de técnicas e estratégias de otimização para páginas na internet com objetivos de indexação e destaque.

Essas estratégias buscam o alcance do topo dos resultados de pesquisas feitas principalmente no Google ou outros buscadores, ou seja, visam resultados orgânicos (gratuitos) para gerar tráfego para o seu site.

Análise de keywords (palavras chaves), link building e criação de conteúdos para bater os seus concorrentes nas palavras que te interessam mais são componentes fundamentais para alcançar estes objetivos.

Saber responder perguntas como de onde vem seu tráfego, como os visitantes interagem e quantos viram clientes é o fundamento de suas iniciativas.

Para saber sobre este assunto, temos um excelente artigo sobre SEO para advogados, onde é possível baixar um ebook gratuito para que você também use esta estratégia para captar clientes online.

Redes Sociais

Atualmente é fundamental também estar presente nas redes sociais para que se lembrem de você sempre que precisarem dos serviços de sua especialidade.

Uma das vantagens das redes sociais é que elas são muito mais fáceis e rápidas de configurar.

É seguro dizer que quase metade da população do mundo agora usa redes sociais, 3 bilhões de pessoas, o que significa que você deve aproveitar a popularidade dessas plataformas.

Facebook, LinkedIn, Youtube, Instagram e outras redes sociais são grandes vitrines do comportamento humano e fontes inesgotáveis de informação e tendências nos hábitos de consumo dos usuários.

Diante disto, das grandes marcas aos negócios locais e até informais, todos começaram a investir nas redes sociais como uma forma de relacionamento com um mercado potencial tão grande.

Esse é um processo inevitável para os advogados, pois afinal, as redes sociais são cada vez mais uma realidade no dia a dia das pessoas.

Podemos dizer que elas são como feiras em escala mundial, com bilhões de pessoas transitando 24 horas por dia, consumindo e compartilhando conteúdo e, ao mesmo tempo, pesquisando todo tipo de produtos e serviços.

Mas será que todas as redes sociais são importantes para você? E como cada uma delas pode contribuir para o sucesso do seu negócio?

Atualmente, as redes sociais são os canais mais eficientes de contato com os públicos consumidores e com os clientes.

Enquanto o seu site e blog desempenham um papel fundamental na identidade institucional e na formação de uma audiência cativa, nas redes sociais as empresas buscam captar leads qualificados e um público maior com conteúdos mais rápidos.

Um dos principais objetivos das redes sociais é o reconhecimento da sua marca pois as possibilidades de alcance são enormes.

Uma estratégia bem feita de redes sociais (conteúdo atraente e relevante), combinada com uma estratégia de publicidade paga, tem o potencial de atrair a atenção de clientes em potencial e aumentar a sua visibilidade, levando você a outro nível.

As redes sociais são importantes para a sua estratégia de marketing jurídico por duas principais razões:

  1. São uma alternativa simples e barata para se aproximar de um grupo determinado de pessoas;
  2. Ajudam a cumprir a missão nº 1 do marketing, que é colocar quem tem um serviço na frente de quem precisa dele.

É comum encontrar advogados que investem tempo e dinheiro em redes sociais sem nenhuma preocupação com objetivos ou em medir resultados das suas ações de marketing. Muitos nem percebem que estão falando sozinhos.

Uma forma útil de olhar para um perfil em uma rede social é compará-lo a uma estação de TV.

É preciso ter uma audiência que justifique investimentos. E, para conquistar essa audiência, é preciso ter uma programação interessante que atraia as pessoas certas.

Continuando com a comparação, há estações de alcance global, com canais segmentados para diversos tipos de público, e pequenas redes locais, dirigidas a audiências bastante específicas.

Nas redes sociais, os seguidores são pessoas naturalmente interessadas nos seus produtos e serviços, mesmo que ainda não sejam clientes. Talvez sejam apenas admiradores, mas podem influenciar outras pessoas e isso ajuda a formar uma audiência mais segmentada.

Dessa forma, os conteúdos produzidos chegarão às pessoas com uma chance maior de serem vistos e compartilhados se planejados corretamente.

Você também deve se relacionar com comunidades nas redes sociais, interagindo e publicando conteúdos de valor, imagens e informações para sua audiência online.

Crie uma comunicação eficaz e responda comentários e mensagens no Instagram, Facebook e Linkedin, que são as redes principais a serem trabalhadas atualmente por advogados.

Já escrevemos um guia completo do Instagram para advogados e um guia do advogado para redes sociais, que podem ser acessados clicando nos links ao lado.

Anúncios Online

Aqui está o motor do sucesso das iniciativas de marketing jurídico. Mas ele só funciona se os demais itens estiverem bem executados. 

Crie campanhas que focam em entregar a mensagem correta para a pessoa certa.

Google e Facebook são as duas maiores potências quando falamos de plataformas de anúncios na internet, mas são duas redes totalmente diferentes entre si quanto ao público, atenção e intenção.

As estratégias precisam ser baseadas em análises com metas de alcance, engajamento e conversão com uso frequente de remarketing e segmentação avançada de públicos.

Antes de começar a criar seus anúncios e comprar tráfego, você precisa definir suas metas, orçamento disponível e KPI’s (Métricas Chaves). Tudo isso para garantir o melhor retorno de investimento, que é o objetivo principal de suas campanhas de tráfego pago.

Foque sempre em buscar a resposta de quanto está custando o seu lead e até quanto você pode pagar por cada um deles?

Como você vai avaliar seus resultados se você não sabe quanto custa seu lead? Assim não tem como saber se seu investimento está bom ou ruim.

Para mostrar se você está no caminho certo é importante medir indicadores como o CPA (Custo por Ação), ou seja, quanto você está gastando para atrair um interessado, seja ele uma pessoa que deixou os dados em um cadastro ou uma pessoa que enviou alguma mensagem vindo de um anúncio.

Imagine que você tenha uma verba de investimento mensal de $1.000 e quer estimar o que vai acontecer no fim dos 30 dias de anúncios. Com o valor do seu serviço, o custo por lead e a taxa de conversão você poderá responder a esta pergunta.

Se quiser saber mais sobre tráfego pago para advogados, temos uma forma muito rápida e barata de fazer anúncios online. Recomendamos a leitura de nossos artigos sobre Google Ads para advogados e tráfego pago para advogados.

Análise de Métricas

Quando se sabe exatamente o que está acontecendo fica mais fácil tomar decisões, então, acompanhe os números que interessam e entre em ação a partir deles.

Seguem cinco etapas desse processo essencial em qualquer estratégia para um escritório de advogados virtual:

1. Planejamento : Quais perguntas precisam ser respondidas? Onde você obterá as respostas? Quais ações serão realizadas quando você souber as respostas?

2. Construção : Depois do planejamento, é necessário fazer as configurações necessárias no seu site em ferramentas como Google Tag Manager e Google Analytics para fazer os “trackings” necessários.

3. Reporting : Usando ferramentas de visualização como Google Data Studio, crie painéis de controles simples e fáceis de entender que entregarão as respostas necessárias às perguntas da fase de planejamento.

4. Previsão : Com os números em mãos, faça previsões confiáveis para planejar melhor ainda.

5. Otimização : Finalmente, compare como os dados reais se diferem dos dados previstos.

Se houver distorções no modelo, faça as devidas correções e otimizações para melhorar as próximas previsões, chegando a um modelo mais realista.

A Telejud é uma empresa de marketing digital para advogados que constrói soluções digitais integradas para simplificar o fluxo de trabalho com foco na conquista de novos clientes de forma automática e online.

Fazemos websites de performance para advogados.

Nosso método de sucesso é baseado em 4 pilares integrados entre si:

  1. Site de performance e alta conversão
  2. Oferta irresistível
  3. Segmentações e nichos
  4. Anúncios que chamam a atenção

A sua presença online deve ser uma de suas prioridades atualmente.

Através do marketing digital oferecemos uma experiência focando nas principais qualidades que seus potenciais clientes podem valorizar em você.

Aumentamos sua autoridade online através de geração e distribuição de conteúdos nas principais redes sociais utilizando de maneira precisa e eficaz anúncios no Google, Youtube, Facebook e Instagram.

Criamos websites de performance e utilizamos técnicas para que elas estejam na primeira página das buscas nas suas palavras-chave principais.

Somos uma agência de marketing digital para advogados e criamos um assistente virtual que é otimizado para atrair clientes online, realizar agendamentos, enviar lembretes das reuniões e ainda receber pagamentos dos seus clientes de forma automatizada dentro do seu site.

Se quiser conversar mais sobre marketing para advogados entre em contato com um de nossos especialistas.

Banner Agende Reunião 320 x 100 px

Receba gratuitamente nossos artigos

Após se cadastrar você poderá receber informações, notificações e eventualmente e-mails com nossos conteúdos e ofertas relevantes.

* Preenchimento Obrigatório

Dúvidas na escolha do seu plano?

Estamos aqui para te ajudar. Clique no botão abaixo.

Telejud Logo
Whatsapp
1
Precisa de ajuda?
Oi, posso ajudar?