Código de Ética da OAB para Marketing de Advogados

O Código de Ética da OAB para marketing de advogados é algo que gera muitas dúvidas dos inscritos nos quadros da OAB. Dentre essas, muitos se perguntam como escolher corretamente a forma de apresentar a terceiros o seu escritório de advocacia sem ter problemas com o Tribunal de Ética da OAB.

Código de Ética da OAB para marketing de advogados
Marketing para advogados. Fonte: Freepik

Muitos advogados não sabem como fazer a divulgação de seus serviços jurídicos, por isso, não fazem marketing e quando fazem, infringem as normas do Código de Ética da OAB e ficam sujeitos às sanções por alguma inobservância.

Em resumo, este texto irá explicar melhor do que se trata o marketing de advogados e o que se deve ou não fazer para atrair o público que mais condiz com o perfil do seu escritório de advogados.

Advogado pode fazer propaganda?

Na versão inicial do Código de Ética da OAB no ano de 1995, já existia o posicionamento sobre o fato de advogados terem a possibilidade de fazer publicidade.

Esse código sofreu várias mudanças ao longo dos anos, mas o marketing de advogados sempre foi um assunto cercado de dúvidas. A regra geral era que o advogado não podia fazer propaganda pois essa prática colocaria a advocacia no patamar de uma atividade meramente mercantil.

Código de Ética da OAB para Marketing

A OAB já deixou bem explícito que os advogados não podem fazer o uso da publicidade com intenção de atrair clientes. A mesma deve possuir sobriedade e discrição com foco principal na parte informativa. No entanto, as regras são rodeadas de poucas informações.

O art. 28 do Código de Ética da OAB amarra essa utilização de conteúdo informativo, no entanto a redação é antiga, e é palco de polêmicas por não atender às demandas contemporâneas como impulsionamento nas redes sociais e no Google.

Está em discussão atualmente algumas mudanças nas regras da publicidade para advogados. As redes sociais de fato poderão ser utilizadas como forma de comunicação e o impulsionamento será permitido com natureza de comunicação informativa sem caráter comercial.

Informações veiculadas e identificadas como fakes poderão ser responsabilizadas até mesmo pelos sócios administradores da sociedade de advocacia, sem excluir a participação de demais envolvidos.

Alguns destaques que o novo texto está trazendo inclui o impulsionamento de publicações nas redes sociais desde que não haja oferta de serviços, a liberação do uso de Google Ads e YouTube Ads, o advogado poderá mencionar suas qualificações e títulos, possibilidade de divulgação de imagem, vídeo e áudio com atuação profissional dos advogados.

A solução para os advogados que desejam começar o marketing de advogados e não sabe muito bem como fazer é contratar uma agência especializada nesse tipo de publicidade para evitar riscos.

Marketing para advogados

O marketing para advogados faz uso de técnicas para o fortalecimento da imagem dos advogados e também dos seus escritórios, dentro do meio digital, em total conformidade com o Código de Ética e Disciplina da OAB. É muito utilizado para atrair clientes novos e poder destacar-se em meio aos nichos que cada dia se tornam mais concorridos.

Código de Ética da OAB para marketing de advogados
Marketing de advogados na internet. Fonte: Freepik

Esta prática de marketing jurídico precisa de planejamento e estratégias. Para que se tenha resultados mais favoráveis, é preciso que as ações estejam igualadas aos objetivos de seu escritório. Como dito anteriormente, em caso de dúvidas, a contratação de uma agência pode ser a solução para evitar dores de cabeça.

Marketing de advogados na internet

A internet ajuda muitas pessoas quando se trata de publicidade em geral e isso não seria diferente para os advogados. Esses profissionais podem fazer certo uso da ferramenta em seu negócio, mas sob a supervisão da OAB.

A internet alterou a maneira como fazem negócios no dia a dia e essas mudanças também chegaram à área da advocacia. Um exemplo disso seria o próprio marketing jurídico, que faz com que se expanda o alcance dos escritórios e também permite a entrega de valor aos potenciais clientes, sem mesmo que se tenha fechado negócio.

Marketing digital para advogados

Um bom conteúdo é o que toca as dores do cliente e entregar conteúdo de valor sobre o seu problema é fundamental pois Isso faz o potencial cliente procurar o profissional quando sentir que é o momento de acionar o judiciário por meio de algum processo.

Alguns dos principais meios para se aplicar marketing para advogados são:

  • Fazer o desenvolvimento de informações que terão a sua disponibilização no formato de um checklist, infográfico ou eBook;
  • Elaborar postagens dentro de um blog sobre a área em que você atua incluindo algumas explicações e também orientações simples para certos casos;
  • Criar e gerenciar perfis em redes sociais para fazer a publicação de informações importantes sobre o escritório em que você trabalha, fazer o redirecionamento para a leitura das postagens em seu blog ou para fazer download de algum material que você desenvolveu;
  • Fazer vídeos ou webinars para oferecer conteúdos sobre alguma área em que você é experiente ou comentar apenas sobre qualquer assunto que seus clientes possam ter alguma dúvida.

Esses seriam alguns dos caminhos para que você possa atrair e se relacionar melhor com as pessoas que necessitam de um especialista para o defender.

Dessa forma, você também vai conseguir conhecer melhor o seu público alvo após fazer a sua apresentação como um expert nestes assuntos e assim trazer um número mais elevado de clientes para o seu escritório.

Dicas de marketing para advogados

Marketing jurídico é muito importante para construir e manter uma carteira de clientes em constante expansão. Mas, esse caminho requer estudo sobre a área e cautela para não quebrar nenhuma regra legal.

Código de Ética da OAB para marketing de advogados
Dicas de marketing para advogados. Fonte: Freepik

Aqui temos alguns tópicos importantes para advogados que precisam se aperfeiçoar mais e não sabem ao certo o que fazer em relação a isso.

Invista na sua carreira pessoal

Atualmente uma das falhas encontradas nos escritórios de advocacia é o fato de não se investir de forma correta na marca pessoal das pessoas que trabalham no local.

O visitante hoje em dia visita sua página de serviços e de forma imediata vai em busca de saber quem são os advogados por trás desse escritório. Então se apresentar bem e se posicionar como especialista em determinadas áreas é um grande diferencial.

Estude a área local do seu negócio

Antes de ir buscar estratégias mais amplas, é necessário pensar primeiramente nas melhorias para a região onde você atua. Por exemplo, se você possui o escritório em uma cidade, não faz muito muito sentido inicialmente querer ampliar a sua presença para uma outra cidade.

O uso do Google para anúncios patrocinados (Ads)

A OAB faz restrição na forma em que os advogados podem fazer a divulgação de seus escritórios. No entanto, o Google Ads continua a ser um bom meio mesmo com algumas limitações. Ela permitirá que o seu escritório apareça em destaque sempre que uma pessoa fizer buscas por algum advogado que possua as especialidades de atuação que o seu escritório possa atender.

Uso de plataformas de vídeos

O formato de vídeo é um dos que mais cresce dentro do marketing, tanto por meio do Youtube, quanto também por conta de outras redes sociais. Essa é uma forma que dá a permissão de ser informativo e ao mesmo tempo amigável para o perfil de todos os usuários.

Inove na produção de conteúdo para o seu público

É crucial para o marketing de advogados que você produza conteúdo de alta qualidade para atrair leitores e ter engajamento online. Advogados são incentivados desde o início da graduação a falar e escrever de uma forma erudita, o que por muitas vezes, não é claro para a maioria das pessoas, por isso é importante ter bastante atenção nessa clareza.

Quando se fala em criação de conteúdo para internet é necessário evitar algo muito longo e termo técnicos, algo que vá desencorajar um leitor leigo a ler além do primeiro parágrafo. É preciso lembrar que você escreve para um cliente e não para outro advogado.

Divulgação do seu conteúdo

É comum ver escritórios investirem muito em um site, mas simplesmente esquecerem em investir na hora de o divulgar de forma correta. O design de um site é importante, mas ele se trata apenas do começo. No marketing de advogados, é necessário criar uma atividade regular para a divulgação pois, sem ela, é provável que o site seja pouco acessado por outras pessoas.

Incentive interações com seu site

Não é bom deixar seu site como uma forma passiva para lidar com os visitantes pois com isso, mesmo que ele tenha muitos acessos, existirá dificuldade de se obter clientes novos.

Para o marketing de advogados é recomendável investir em diversos pontos de contato com clientes, como por exemplo, formulários e chats.

Entenda mais sobre anúncios online e SEO

Para os que preferem botar a mão na massa ou não têm como pagar uma agência especializada para fazer o seu marketing, é interessante estudar os temas abaixo de SEO (otimização para motores de busca). Temos um artigo de SEO para advogados muito bom no nosso blog.

  • Otimização on-page;
  • Otimização off-page;
  • Resultados locais;
  • Fatores de rankeamento dentro do Google;
  • Resultados orgânicos.

Ao aplicar técnicas de SEO o site começará a ter um posicionamento melhor nas buscas do Google. No entanto, como sabemos da grande importância do SEO e do tempo escasso dos advogados, caso você não tenha como produzir esse conteúdo da maneira adequada é recomendado a contratação de uma agência.

Somos uma das maiores agências do Brasil especializada em marketing digital para advogados e criamos uma assistente virtual que é otimizada para atrair clientes online, realizar agendamentos, enviar lembretes das reuniões e ainda receber pagamentos dos seus clientes de forma automatizada dentro do seu site. Se quiser conversar mais sobre marketing para advogados entre em contato com a telejud.

Receba gratuitamente nossos artigos

Após se cadastrar você poderá receber informações, notificações e eventualmente e-mails com nossos conteúdos e ofertas relevantes.

* Preenchimento Obrigatório
Whatsapp